O Luto - Dor Profunda
Saiba como a Terapia Quântica pode ajudar
O luto é um conjunto de reações a uma perda significativa - que pode ser por uma pessoa, um animal estimação, uma morte fetal, um término de relacionamento, um emprego e outros. É um sentimento de tristeza profunda pela perda e quanto maior o vínculo ao que foi perdido, maior será o sofrimento do luto.
Cada pessoa reage de uma maneira diferente. Algumas pessoas vivem o luto por alguns dias, outras levam meses ou anos.
É importante passar pelas fases do luto, sentir essa perda, chorar e colocar as emoções para fora. Reprimir o luto só faz com que isso fique adiado para algum dia no futuro e para somar com mais acontecimentos que podem nos causar mais dor. Deixar a tristeza fluir faz parte da vida.
Lidar com o luto é uma situação natural a qual muitos de nós já passamos ou iremos passar um dia. As fases do luto são um processo natural. Momento de buscar novos horizontes e saber que, apesar de tudo, haverá sempre um novo dia para ficar tudo bem.
Depois que um ente querido morre precisamos passar por datas especiais, festividades e aniversários sem o ente querido. Essas datas costumam nos marcar muito pelas lembranças que temos com a pessoa, animal de estimação e etc. No primeiro ano é mais difícil passar por esses eventos, no entanto podemos homenageá-la com palavras ou recordar momentos felizes, assim você honrará e respeitará a vida e a história desse ente querido. São oportunidades de liberar as emoções e interioriza-se e perceber o quanto você pode ser forte diante das adversidades.
Não se compare com outras pessoas, o luto tem estágios e cada um tem o seu tempo para superar o luto. Então respeite o seu tempo!
Quando perceber que os sintomas do luto persistem, saiba que é hora de procurar por ajuda. As técnicas utilizadas na Terapia Quântica ajudam a equilibrar as emoções e lidar com o luto.
A Terapia do Luto tem como principal função ajudar a pessoa enlutada a lidar com a dor da perda, e a ressignificar o mundo com essa ausência perdida. As técnicas aplicadas na terapia vão proporcionar a liberação de emoções de dor e sofrimento e a readaptação ao novo momento de vida, trazendo gradualmente a força para continuar a vida após a perda.
Elisabeth Kübler-Ross, psiquiatra suíço-americana, pioneira em estudos de proximidade da morte com pacientes terminais, dedicou-se aos estudos dos estágios do luto. Conquistou seu espaço na história como a mais respeitada autoridade no assunto.
Conheça as fases do luto:
1) Negação
A negação é uma resposta instintiva à dor e ao choque da perda. A pessoa tenta encontrar algum jeito de não entrar em contato com a realidade, ela nega a realidade, custa a acreditar no que aconteceu. É comum a pessoa não querer falar sobre o assunto ou isolar-se. Essas reações são uma defesa psíquica para sobreviver ao que está acontecendo.
2) Raiva
A raiva surge quando a pessoa começa a aceitar a realidade da perda. A pessoa se se revolta com tudo no mundo e também com Deus, se sente injustiçada, não se conforma com o que está acontecendo.
3) Barganha
A fase da barganha é marcada por um desejo intenso de reverter ou aliviar a dor da perda. É a fase das promessas. A pessoa faz promessas de ser melhor, ter mais cuidados, valoriza certas coisas, demonstrar o amor aos entes queridos, passar mais tempo com as pessoas que ama. Ela inicia um acordo consigo mesma.
4) Depressão
A depressão é uma resposta natural à perda, e é o momento em que a pessoa realmente sente o peso da ausência. A pessoa fica melancólica e prefere isola-se, pois toma consciência de sua perda e sabe que não há como voltar atrás.
5) Aceitação
É quando a pessoa aceita a perda sem deprimir-se. Não tem mais desespero ao falar sobre a perda e sente-se mais tranquila para seguir a vida.
Passar pelas fases do Luto são um processo natural. Momento de buscar novos horizontes e saber que, apesar de tudo, haverá sempre um novo dia para ficar tudo bem.
Venha conhecer o trabalho da Consciência com Amor. Agende um horário!
Gratidão por sua visita!
Patricia Ghirello
Terapeuta Holística
⚜️
Créditos da Imagem: Todas as imagens da página são do Canva